Imóvel próprio ou aluguel: o que é melhor para sua empresa?

4Invest

 

Quando se está planejamento abrir uma empresa, uma das primeiras questões é: onde ficará sua sede? Neste momento, você imagina o espaço ideal para o seu negócio. É lá que receberá clientes e terá colaboradores trabalhando, então é sempre melhor considerar as opções mais viáveis. Assim, outra questão pode vir à sua mente: imóvel próprio ou aluguel?

 

Pensando em ajudá-lo na escolha, a 4Invest trouxe uma comparação entre o imóvel próprio e o aluguel. Procuramos mostrar as vantagens e desvantagens de cada uma das escolhas, então, confira:

 

Imóvel próprio ou aluguel?

A principal diferença entre ter um imóvel próprio e optar pelo aluguel de um espaço são os gastos mensais. Se você já tem um imóvel próprio para alocar a sede, não terá que pagar nada pelo espaço. Essa é uma enorme vantagem. Mas, se você optar pelo aluguel, terá um inevitável gasto mensal para acrescentar às contas da empresa.

 

Pensar em ter uma dívida mensal é o fator que mais afasta os empresários do aluguel, assim como a ideia de que todo imóvel valoriza com o tempo. É bastante comum empresas terem a expectativa da valorização, mas a verdade é que: se o core business do seu negócio não for o ramo imobiliário, não há realmente um ganho.

 

E você ainda terá despesas no imóvel próprio, já que ele precisará de eventuais reformas e manutenções. Existe, também, o caso de a sua empresa decidir adquirir um imóvel para se instalar. Esta situação acaba comprometendo boa parte do capital inicial da empresa na compra de imóvel, diminuindo a disponibilidade para investimento em equipamentos e capital de giro.

 

Assim, pelo menos para o momento inicial da empresa, o aluguel parece uma melhor opção. Você tem maior capital de giro, flexibilidade para mudar a empresa de lugar e consegue encontrar espaços que atendam perfeitamente as suas necessidades. Por outro lado, não tem controle algum sobre valores cobrados pelo aluguel e nem sobre a disposição do locador de renovar o contrato.

 

Impostos e depreciação

Com o aluguel, você pode contar com as vantagens de descontos no imposto de renda. O aluguel é considerado uma despesa operacional e isso garante descontos no IRPJ. Quando dispõe de um imóvel próprio, você não tem a mesma vantagem. Paga os impostos anuais e não consegue deduzir a manutenção e as reformas do IRPJ.

 

Outra considerável diferença está na taxa de depreciação aplicada. Com um imóvel próprio, a taxa de depreciação é de 4% pelo imóvel (sem considerar o terreno, já que terrenos não sofrem depreciação), ao passo que, se o valor estivesse alocado em equipamentos, a taxa de depreciação aplicada seria de 10% ao ano.

 

Você consegue perceber as vantagens e as desvantagens de cada uma das opções para a sua empresa? Então, continue acompanhando o blog da 4Invest para mais dicas.

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta