Veja quais são os 3 investimentos imobiliários mais seguros e rentáveis, segundo especialistas

Investimentos imobiliários
Marcelo Matias

Nem sempre o mundo dos investimentos precisa estar cercado de riscos e apostas. Mesmo que você tenha um perfil conservador e não queira perder dinheiro, o mercado disponibiliza opções. Especialmente, quando falamos sobre os investimentos em imóveis.

 

Pensando nisso, a 4Invest listou os 3 investimentos imobiliários mais seguros e rentáveis segundo especialistas da área, para você considerar quando se preparar para investir. Confira:

 

1 Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários se tornaram populares no Brasil ainda em 2012. Nesta modalidade de investimentos, você pode comprar lastros de imóveis comerciais, se tornando dono de uma fração do empreendimento. Em outras palavras, você compra um “pedaço” de uma propriedade e recebe seus rendimentos mensalmente.

 

Conforme relatório do Bradesco BBI, reportado pelo InfoMoney, o índice de fundos de investimento imobiliário teve um rendimento e uma taxa de risco melhores do que o IBOVESPA no início de 2018.

 

Isso torna os fundos imobiliários atrativos para os investidores mais tradicionais e que pensam a longo prazo. Eles também são uma ótima opção para quem quer investir em algo que traga retorno mensalmente, já que os fundos imobiliários rendem todo mês.

 

Segundo os especialistas, a relativa segurança dos fundos imobiliários aparece na comparação com o investimento tradicional em imóveis. Como um fundo imobiliário pode conter lastros de vários imóveis, as chances de rendimento são maiores. Nesta lógica, em vez de investir em um imóvel, o investir investe em “pedaços” de vários, tendo rendimentos ao final de todo mês.

 

2 Sale & Leaseback

O Sale & Leaseback é uma das opções mais recentes no mercado de investimentos imobiliários e considerado um dos mais seguros e rentáveis. A operação consiste em um processo de venda de um imóvel comercial e seu aluguel imediato.

 

Ou seja, no processo, o proprietário vende seu imóvel a um investidor para alugá-lo de volta logo em seguida e continuar usufruindo do espaço. As operações de Sale & Leaseback são favoráveis para todas as partes envolvidas.

 

O proprietário obtém, por meio da venda, o capital necessário para investir no core business. Enquanto o investidor amplia sua carteira de investimentos e tem retorno imediato, já que o proprietário logo passa a pagar o aluguel.

 

Na opinião de profissionais, a segurança do Sale & Leaseback está justamente em seu caráter. Quando o proprietário vende o imóvel para se tornar inquilino, ele assina um contrato de longo prazo, normalmente entre 10 e 15 anos. E uma das medidas de segurança tomadas no momento da transação é a saúde financeira da empresa, para que não haja riscos de inadimplência.

 

3 Built to Suit

O Built to Suit é uma modalidade de investimentos imobiliários ainda recente no Brasil. Conhecido como “contrato de construção ajustada”, ele se refere a um investidor que constrói (ou reforma) um imóvel para que sirva às necessidades de um locatário específico.

 

O mais curioso neste processo é que, muitas vezes, o interesse parte do locatário. Por exemplo: o dono de uma empresa gostaria de construir o espaço adequado para os negócios, mas não possui capital para tal. Então, ele procura por um investidor que o faça e os dois firmam um contrato de longa duração (algo entre 10 e 20 anos).

 

Neste caso, o investidor se torna dono de um empreendimento com retorno imediato por meio do aluguel. Enquanto isso, o locatário usufrui de um espaço construído exclusivamente para suas atividades.

 

A maior insegurança de investidores com o Built to Suit está na possibilidade de o locatário decidir deixar o imóvel ou quebrar o contrato. Porém, especialistas afirmam que, estando bem amparado por uma cláusula de pagamento de multa em caso de quebra de contrato, não há com o que se preocupar.

 

Como vimos, o mercado possui diversas opções para investidores conservadores,00 que preferem o longo prazo e a relativa segurança dos imóveis. Então, continue acompanhando o blog da 4Invest para mais dicas e acesse este artigo para conhecer 5 formas inteligentes de investir em imóveis.

 

investir em imoveis

 

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta