Veja 5 formas de investir em imóveis com inteligência

investir em imóveis
4Invest

Investidores estão sempre em busca das melhores e mais rentáveis opções de investimento para aplicar seu dinheiro. Uma alternativa bastante visada, nesse sentido, é o mercado imobiliário. Há diferentes formas de investir em imóveis e, por isso, é preciso conhecer muito bem o mercado para fazer escolhas inteligentes.

 

Produtos que hoje apresentam boa rentabilidade podem perder o desempenho em questão de meses e as recentes quedas na taxa Selic servem de exemplo, já que tornaram os produtos de renda fixa menos interessantes. Por não ter sofrido o mesmo impacto, o mercado imobiliário se tornou uma melhor alternativa para investidores.

 

Conheça a seguir cinco formas de investir em imóveis com inteligência:

 

1 Terrenos

Comprar terrenos é uma das formas mais tradicionais de investir em imóveis, já que, historicamente, é uma das formas mais tradicionais de investimento no mercado imobiliário. A realidade atual, talvez, não seja tão abundante quanto já foi, mas ainda existem boas oportunidades.

 

O cenário da saturação das grandes capitais valoriza o seu entorno e, quem busca oportunidades no interior, ou nos arredores de grandes cidades, pode experimentar valorizações surpreendentes. Trata-se de uma expansão horizontal: conforme falta espaço nos centros, o investimento imobiliário migra para lugares próximos.

 

2 Imóveis na planta

Imóveis na plantaQuem adquire um imóvel depois que ele atingiu seu ponto máximo de valorização dificilmente faz um bom negócio. Como em qualquer mercado, os investidores mais recompensados são aqueles que compram produtos que ainda apresentam potencial de crescimento.

 

No caso dos imóveis, essa estratégia se traduz bem com a compra de uma casa ou apartamento na planta. Compradores experientes sabem que um imóvel na planta pode custar apenas 30% de seu valor de mercado depois de pronto. Para isso, é preciso estudar a região e verificar o real potencial de valorização o imóvel.

 

3 Imóveis comerciais

Imóveis comerciais são alternativas atraentes em momentos de recuperação como o que o Brasil atravessa atualmente. Conforme a crise se distancia, o investidor deve se atentar para os segmentos que se mantiveram mais firmes no período. A tendência é que esses nichos mais resilientes sejam um tiro mais certeiro.

 

A rentabilidade é um aspecto que pesa a favor dos imóveis comerciais em comparação com imóveis residenciais. Em outras palavras, esse tipo de imóvel possibilita a cobrança de um aluguel um pouco mais elevado.


4 Fundos imobiliários

É possível dizer que os fundos imobiliários ajudaram a democratizar as formas de investir em imóveis. Antes de existir essa alternativa, era necessário um montante considerável para aplicar nesse mercado.

 

Os fundos imobiliários permitem investimentos com menos de mil reais. Vale dizer que esse tipo de produto consiste na compra de cotas de grandes projetos. A gestão do dinheiro aplicado é feita por uma equipe especializada que busca imóveis com bom potencial de valorização. Há fundos imobiliários seguros para se investir, mas é importante se certificar do desempenho histórico de cada fundo.

 

5 Sale and leaseback

Uma das opções mais atuais do mercado imobiliário é a operação de Sale & Leaseback. Esse tipo de investimento funciona a partir da venda de um imóvel comercial e seu aluguel imediato. Ou seja, o proprietário vende o imóvel para um investidor e o aluga de volta para continuar tocando seu negócio no próprio local.

 

Operações de Sale & Leaseback são favoráveis para as duas partes envolvidas. O dono do estabelecimento obtém, por meio da venda, o capital necessário para fortalecer seu negócio e o investidor, por sua vez, já tem a garantia de um inquilino para começar a rentabilizar o dinheiro aplicado na aquisição.

 

Para compreender melhor as oportunidades em Sale & Leaseback, clique aqui.

 

Muitas pessoas ainda se mostram reticentes em relação ao investimento em imóveis, mas um aspecto interessante desse mercado é a variedade de opções. Quem escolhe com inteligência pode encontrar oportunidades únicas e obter ganhos expressivos.

 

As cinco formas de investir em imóveis destacadas neste artigo são algumas das mais seguras atualmente. Ainda assim, vale a pena estudar o mercado para fazer as melhores escolhas de forma consciente e segura.

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta