Por que escolher a 4Invest para operações de Sale & Leaseback? Confira na entrevista exclusiva com o CEO da empresa

4Invest

Embora pouco conhecido no Brasil, o Sale & Leaseback tem tudo para conquistar o mercado imobiliário e financeiro. Muito utilizado nos EUA e em alguns países da Europa, o processo é uma transação financeira e imobiliária.

 

Na transação, o proprietário de um imóvel comercial e um investidor imobiliário entram em um acordo de compra e venda. Em seguida, as partes firmam um contrato de locação de longo prazo, usualmente um período de 10 ou 15 anos. Neste contrato, o antigo proprietário aluga o espaço para continuar usufruindo das instalações para sua empresa e o investidor passa a receber o aluguel.

 

Em entrevista exclusiva, Marcelo Matias, co-fundador e CEO da 4Invest falou sobre a expansão do mercado brasileiro para o Sale & Leaseback, a presença da 4Invest neste mercado e as vantagens de contar com ela.

 

 

O Sale & Leaseback no mercado brasileiro

Imobilizar o capital no ativo imobiliário é uma prática comum entre empresas brasileiras. Mas esta visão está se modificando devido à influência da cultura organizacional das empresas multinacionais.

 

Gestores brasileiros estão percebendo a importância da liquidez e da desmobilização de ativos para as multinacionais e, por consequência, estão enxergando valor no SLB.

 

A utilização do montante represado nos imóveis contribui para um retorno real para o negócio. Seja ele utilizado para expansão, compra de novos equipamentos ou, simplesmente, para capital de giro”, comenta Marcelo.

 

Ao mesmo tempo, a ideia de aplicar capital em investimentos sólidos e com rentabilidade pré-definida agrada muito os investidores imobiliários. “A previsão da 4Invest é de que as transações de SLB no Brasil tenham um terreno fértil para se desenvolver nos próximos anos”, Marcelo completa.

 

E, apesar da disposição do mercado nacional para este tipo de transação, ainda existem pouquíssimas empresas capacitadas atuando nele. Por isso, a importância da 4Invest como curadora de todo o processo por meio de sua plataforma exclusiva de negócios.

 

 

A atuação da 4Invest no Sale & Leaseback

Além de ser uma plataforma digital de oportunidades para o mercado de SLB, a 4Invest também é uma empresa especializada que estrutura a operação como um todo.

 

Marcelo nos conta que a maioria dos ativos imobiliários de propriedades das empresas ainda são comercializados em simples operações de venda e compra. Sem uma estruturação contratual e financeira adequada, nenhuma delas se caracteriza como Sale & Leaseback.

 

Quando idealizamos a 4Invest, nosso foco principal foi criar uma plataforma onde pudéssemos, além de difundir este tipo de operação, concentrar oportunidades de SLB em um ambiente digital único, facilitando o acesso a investidores, proprietários e brokers”, ele comenta.

 

Marcelo, também, nos esclarece a participação da empresa na operação: “Analisamos os ativos antes de colocá-los no mercado e lideramos o processo, desde o suporte na elaboração do laudo de avaliação, a criação de apresentações profissionais e a Due Diligence prévia”.

 

Todos os agentes do processo de Sale & Leaseback contam com uma visão completa da transação, garantindo transparência e seriedade.

 

Conhecemos a fundo o mercado de Real Estate e estamos capacitados para conduzir o processo de SLB. Atuamos com profissionalismo e absoluta confidencialidade, o que é fundamental neste mercado”, Marcelo completa.

 

 

Quem são os agentes envolvidos no Sale & Leaseback?

Todo processo de SLB é protagonizado por dois agentes: o proprietário do ativo e o investidor. Em uma transação deste tipo, o proprietário de um imóvel comercial, que tenha sua empresa operando naquele local, pode vender o ativo a um investidor imobiliário e permanecer usufruindo do imóvel por meio de um contrato de locação de longo prazo.

 

Para o vendedor, esta é uma oportunidade de aumentar a liquidez da empresa e gerar capital para investir no negócio. Para o investidor, ser um agente atuante no SLB significa aplicar seus recursos em um investimento sólido com ótima expectativa de retorno.

 

O processo de SLB ainda pode contar com a presença de outro agente: o broker.

 

“Importante ressaltar que o termo broker, por nós utilizado, refere-se aos parceiros comerciais que tenham sinergia com nossas operações. Não se restringindo apenas aos profissionais do mercado imobiliário”, esclarece Marcelo.

 

Para a 4Invest, o Broker pode ter uma participação tão efetiva no processo quanto o proprietário e o investidor. Ele atua tanto na originação dos ativos imobiliários quanto na apresentação de novos investidores. Neste sentido, o broker indica imóveis, compradores ou vendedores para a plataforma e participa dos resultados. Conheça as vantagens para o Broker neste link.

 

Desta maneira, a 4Invest conecta vendedores a compradores, proprietários a investidores e investimentos a oportunidades. Descubra a 4Invest!

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta