Saiba como as empresas de Middle Market conseguem capital para expandir seu negócio

Marcelo Matias

As empresas de Middle Market — também conhecidas como empresas de médio porte — compõem boa parte do conglomerado empresarial em terras brasileiras. No entanto, seu montante de capital financeiro costuma ser reduzido, um fator que diminui sua capacidade produtiva, bem como o acesso de linhas de capital de giro, financiamentos e captura de investimentos.

 

Mas, com estudo de mercado e planejamento, é possível vencer as dificuldades enfrentadas pelas Middle Market, visto que há formas dessas empresas conseguirem capital para expandir seus negócios.

 

Pensando nisso, a 4Invest preparou este artigo para ajudar os gestores de Middle Market a conseguirem capital para promover seus empreendimentos e conquistar uma parcela maior do mercado em que atuam.

 

Vejamos, então, algumas soluções para conquistar capital financeiro!

 

Sale & Leaseback

Essa é uma metodologia que não é muito conhecida e implementada nas empresas, principalmente, nas Middle Market. Porém, é uma excelente forma de conseguir capital financeiro para ser investido na empresa, para que, assim, seja estabelecido um ambiente de crescimento e alavancagem das operações.

 

O Sale & Leaseback consiste na operação da empresa vender o seu imóvel (instalação física) para outra ou até mesmo para um investidor, que, em seguida, alugará o imóvel para quem o vendeu, estabelecendo um contrato de longo prazo.

 

Dessa forma, a empresa de Middle Market terá em mãos um grande capital que deve ser investido no empreendimento, com o objetivo de gerar rendimentos e aumentar os lucros operacionais. Para a parte compradora do imóvel também há benefícios, pois a mesma obterá uma renda mensal acrescida de uma parcela de juros proveniente do recebimento do aluguel.

 

Assim, todos os envolvidos saem ganhando com o estabelecimento dessa relação comercial e operacional. Para a Middle Market, são resolvidas as questões de problemas de liquidez, bem como ajuda a superar os momentos de crise.

 

Funding

As práticas de Funding consistem em captar recursos financeiros para que sejam investidos. Essa prática deve ser estimulada nas Middle Market, mesmo que o seu acesso seja restrito em alguns casos.

 

No entanto, vale ressaltar que o mercado financeiro e de investimentos tem aberto novas possibilidades para as empresas de médio porte — uma situação que não vislumbrávamos há alguns anos.

 

Vejamos algumas formas de conseguir capital de giro nas linhas que envolvem uma taxa de juros menor do que as praticadas pelos grandes bancos comerciais.

 

Fundos de Private Equity

Outra forma muito eficiente das empresas de Middle Market conseguirem capital financeiro para expandirem os seus negócios e operações é com a adesão aos Fundos de Private Equity — fundos que investem capital financeiro diretamente nas empresas que estão em processo de consolidação no mercado.

 

Por ser um Fundo de Investimentos em Participações, normalmente, o investidor adquire títulos da empresa em que investe, ou seja, passa a ter posse de ações, debêntures, títulos de subscrição ou demais títulos que compõem o capital da empresa.

 

Além de fornecer o capital financeiro, os Fundos de Private Equity implementam melhorias na gestão do negócio, bem como participa diretamente no processo de tomada de decisão do empreendimento.

 

Fintech

As fintechs são instituições financeiras que baseiam suas operações no ambiente online, um fator que facilita de forma considerável a sua abrangência de atuação na disponibilização de capital de giro na forma de empréstimos e financiamentos.

 

Essas empresas costumam ter uma política de juros atrativa, o que a coloca em patamar de destaque quando em comparação com os bancos comerciais e demais abordagens tradicionais.

 

Agências de fomento

As agências de fomento são instituições financeiras não bancárias, que foram criadas por Decreto Estadual. Seu objetivo é fomentar a economia da sua respectiva Unidade Federativa. Essas instituições disponibilizam várias linhas de crédito para capital de giro, com juros mais baixos que o mercado convencional.

 

Essa é uma excelente alternativa para as empresas de Middle Market terem acesso a linhas de crédito e capital de giro que proporcionem a expansão dos seus negócios e a abertura de novos mercados.

 

Há outras formas de captação de recursos financeiros, porém, as citadas neste artigo são adequadas para as empresas de Middle Market, visto que os juros praticados são mais baixos e o seu acesso é facilitado.

 

A 4Invest é a primeira plataforma de Sale & Leaseback do Brasil e ajuda a conectar compradores e vendedores. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta