O Sale & Leaseback pode ser a solução financeira para sua empresa

Ainda pouco conhecido no Brasil, o Sale & Leaseback é uma transação financeira e imobiliária que vem conquistando o mercado nos EUA e em diversos países da Europa. Apenas no mercado americano, as transações alcançaram 11,6 bilhões de dólares ainda em 2015, surpreendendo investidores e economistas que esperam uma movimentação ainda maior para a segunda metade da década.

 

Podendo ser traduzido literalmente para “vender e alugar de volta”, o Sale & Leaseback consiste em um processo de compra, venda e locação entre duas partes: o proprietário e o investidor.

 

Isso significa que o proprietário de um imóvel comercial próprio pode vendê-lo e um investidor imobiliário. Logo em seguida, o proprietário e o investidor firmam um contrato de aluguel de longa duração. Assim, a empresa que funciona no espaço continua usufruindo e recebe o capital da transação, que pode ser usado para investir na empresa.

 

O SLB chegou aos empreendimentos brasileiros ainda em 2004, sendo muito praticado por instituições bancárias. Nesta época, a transação previa algumas exigências quanto ao capital e patrimônio líquido da empresa. Porém, devido ao avanço da legislação brasileira sobre o SLB, logo o processo se estendeu à indústrias e ao varejo.

 

 

Como funciona o Sale & Leaseback?

Digamos que você tem uma empresa e esta empresa está alocada em um imóvel comercial do qual você é o dono, por exemplo. Por quaisquer motivos, você já se decidiu pela venda do imóvel. Em vez de procurar por outro espaço, alugado ou próprio, para alocar a sua empresa, o que pode acarretar em maiores gastos, você opta pelo Sale & Leaseback.

 

Agora, você precisa encontrar um investidor interessado. Ele, então, comprará o seu imóvel e se tornará o novo dono. Por sua vez, você receberá o dinheiro pela venda e se tornará o locatário do imóvel. O contrato de aluguel firmado é de longo prazo e passa a valer imediatamente após a venda.

 

 

Mas, por que você escolheria deixar de ser dono de um imóvel próprio para se tornar locatário? Acredite, pode ser muito mais vantajoso para a sua empresa como negócio.

 

 

Por que optar pelo SLB?

Embora ter uma sede comercial própria já tenha representado status e consistência, o aumento na competitividade e a crise acabaram modificando essa percepção. Organizações começaram a buscar a otimização dos recursos, popularizando a terceirização de funções, políticas de economia de despesas e, agora, a desmobilização de ativos imobiliários.

 

Quando falamos em empresas que optam pelo SLB, a conclusão de que o motivo da escolha possa ser a dificuldade financeira é muito comum, porém, nem sempre é verdade. Muitos empresários têm percebido essa manobra como uma decisão estratégica. O SLB se transformou em uma ferramenta eficiente para manter organizações competitivas, já que proporciona um fluxo de caixa mais rápido e economia de impostos.

 

Portanto, ao optar pela desmobilização do seu ativo imobiliário, você tem uma série de vantagens para o seu negócio. Além disso, se mantém competitivo no mercado. Confira:

 

 

1) Capital imediato sem depender de bancos

A principal vantagem do Sale & Leaseback é que você terá capital imediato para investir onde quiser na empresa. Se você estiver pensando em expansão, quitar dívidas ou investir em equipamentos, esta é uma das melhores opções.

 

Como alternativa ao empréstimo, o Sale & Leaseback é mais barato e mais rápido, já que você não depende de bancos, taxas e prazos de pagamento para aumentar o seu capital de giro e financiar operações.

 

 

2) Descontos no IRPJ

Para os termos do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica, o aluguel é considerado uma despesa operacional e pode ser um custo deduzido anualmente. As despesas operacionais são todos aqueles gastos que estejam diretamente ligados ao produto final do seu negócio.

 

Entram nesta categoria, então, custos fixos, bonificações, despesas com seguros e previdência social, etc. Assim, além dos custos operacionais que você já deduz do IRPJ, poderá, também, acrescentar o aluguel na conta.

 

3) Taxas de depreciação diferenciadas

As taxas de depreciação são importantes para se ter um maior controle sobre os gastos financeiros da empresa. Mas, também, ajudam o setor financeiro a entender o balanço patrimonial do negócio. Na verdade, elas são essenciais no momento de calcular os impostos.

 

Por exemplo, enquanto proprietário de um imóvel comercial, você usa a taxa de depreciação de 4% ao ano para o cálculo, que é a taxa aplicada sobre imóveis (sem a adição do valor do terreno, já que terrenos não sofrem depreciação). Porém, estando em um espaço alugado e investindo em equipamentos, o seu cálculo passa para um valor de 10% ao ano, que é a taxa fixada para equipamentos.

 

4) Maior índice de liquidez e lucro real

Com a captação de recursos para investimentos e economia no cálculo dos impostos, você aumenta o índice de liquidez. Além disso, consegue aumentar o lucro real do seu negócio. Estes dois fatores medem a capacidade financeira da sua empresa e indicam um modelo de negócio saudável.

 

Com a sua empresa apresentando lucros reais e boa liquidez, é possível focar no que interessa: crescimento e desenvolvimento.

 

 

A 4Invest é a primeira plataforma inteligente de Sale & Leaseback do Brasil

Atuamos por meio de uma iniciativa segura e sigilosa para todos os interessados na negociação. Enquanto plataforma, nossa missão é conectar proprietários, investidores e brokers.

A 4Invest foi fundada por experientes executivos do mercado imobiliário. Por este motivo, tem profundo conhecimento no mercado de Real Estate. Nossos clientes e parceiros podem contar com total profissionalismo e absoluta confidencialidade, uma diretriz fundamental no processo de SLB.

 

Além de uma plataforma digital de oportunidades, também somos uma empresa especializada na estruturação completa da operação de Sale & Leaseback. Analisamos os ativos antes de colocá-los no mercado e avaliamos as variáveis e projeções financeiras. Também cuidamos da documentação necessária para fechar o negócio e promovemos a transparência do processo. Portanto, permitidos que todos os envolvidos tenham visão completa da negociação.

 

Assim, a 4Invest identifica a oportunidade ideal. Encontramos alternativas estratégicas e soluções inovadoras para garantir o melhor negócio para você e sua empresa.

 

 

 

Se você está buscando desmobilizar ativos imobiliários, deixe que a 4Invest encontre o investidor ideal.
Cadastre-se aqui.

 

1 COMENTÁRIO
  • Maria Elisabete Griebeker
    27 de setembro de 2018

    A empresa trabalha com empresas de pequeno porte também?? Ou só grandes empresas.

Deixe uma resposta